O
festival SXSW, que acontece em Austin, no Texas, atrai pessoas do mundo inteiro
para discutir sobre mídia, internet, inovações, filmes e música.
O
South by Southwest nasceu como festival de novas bandas em 1987 e, aos poucos,
foi expandindo seu rol de atuação. Em 2007, por exemplo, uma rede social foi
lançada durante o evento. Um tal de Twitter...
O
festival começou no último dia 13. A parte de Interatividade foi até o dia 17.
Ainda têm as partes de filme (até 21) e música (até 22).
Uma
análise do publicitário Mateus Iglesias, da agência mcgarrybowen, traz algumas
dos principais pontos discutidos nas palestras e eventos durante o SXSW
Interactive.
O
estudo mostra que, para criar soluções para grandes problemas, é preciso ter
boas ideias e firmeza na execução - mantendo a visão de ,ongo prazo, fazendo
pequenos ajustes de maneira constante e aprendendo com os próprios erros.
Alguns
palestrantes trouxeram boas ideias em torno dessa questão. Confira:
Google
X
O
doutor Astro Teller, do Google X, o laboratório de inovações do Google, contou
sobre alguns trabalhos do grupo: carros inteligentes sem voltante, óculos que
oferecem informações em tempo real, sistema de entrega de encomendas a partir
de drones independentes.
Segundo
Teller, o mindset da equipe deve sempre cumprir três requisitos: o problema a
ser atacado pelo novo produto deve ser um grande problema para a sociedade; a
solução proposta deve promover uma quebra radical, não ser apenas uma
tecnologia que "melhora algo que já existe"; e a solução envolver uma
grande complexidade técnica.
O
doutor, pensando no Google Glass (que, por enquanto, ainda não engrenou),
disse: "Fail fast and learn as much as you can". Ou seja, se é
negócio não vai dar certo, é bom que falhe o quanto antes e que você tire todas
as lições possíveis desse erro.
NASA
O
astronauta da NASA, John Grusfeld, esteve no festival e falou de sua
experiência na área. Ele já esteve no espaço em missão de reparos ao telescópio
Hubble.
Ele
e outros colegas cientistas explicaram da origem do projeto Hubble aos dias
atuais. Contaram, por exemplo, que foi difícil convencer o Congresso americano
de que valia a pena investir o dinheiro dos contribuintes no telescópio.
O
resultado, segundo eles: um dos instrumentos científicos mais importantes da
humanidade. Nesse caso, foi preciso paciência e trabalho de décadas para criar
algo inovador.
"LEAN
STARTUP"
O
"pai" das "lean startups" (startups enxutas - modelo de
negócio que invadiu recentemente o Vale do Silício) falou sobre
empreendedorismo e disse: ninguém lê os planos de negócio de uma empresa. Então
a pessoa irá usar o seu produto de uma maneira diferente daquela que você
previu em seus planos.
O
que fazer então? Colocar o novo produto o quanto antes na rua, para aprender
com o público sobre falhas, melhorias, usos, relevância. Esse briefing é
essencial para a melhora da performance.
"A
maioria das empresas não está pronta para glorificar o erro, louvar a
possibilidade de aprender todos os dias com as falhas", disse.
HEALTHCARE.GOV
A
equipe do Healthcare.gov, o site do novo programa de saúde americano
("Obamacare"), conta como enfrentou forte oposição do Congresso e
teve de lutar por verbas.
Além
disso, tiveram de lidar com o desafio de construir uma nova ferramenta digital
que permitisse ao público americano se inscrever e usufruir do sistema de
saúde.