O Google inaugurou em Londres sua primeira loja física no planeta.
Ou quase isso.
Na verdade, a
primeira Google Shop é um espaço instalado dentro de uma loja de produtos eletrônicos
e funciona como um (gigantesco) mostruário dos telefones e tablets Android,
laptops Chromebook e do Chromecast.
O Google nem mesmo
ganha dinheiro com o que é vendido no espaço: toda a receita vai para a Dixons
Carphone, empresa que é dona da loja onde o Google se instalou.
Em entrevista ao
Wall Street Journal, Sebastian James, presidente da Dixons Carphone, afirma que
"é tudo propaganda". A loja nem ao menos alugou o espaço ao Google,
que apenas decorou e equipou o espaço que iria ocupar.
A ideia do Google é
criar uma "experiência de compra" ligada aos seus produtos. A loja londrina
é repleta de inovações, como uma "instalação imersiva", na qual os
clientes podem navegar por qualquer parte do planeta pelo Google Earth.
"O ritmo de
inovação dos aparelhos que todos usamos é incrível, mas a forma pela qual os
compramos continua a mesma. Com a Google Shop, queremos oferecer um lugar onde
as pessoas possam jogar, experimentar e aprender tudo sobre aquilo que o Google
tem a oferecer", afirma James Elias, diretor de marketing do Google no
Reino Unido.
Há dois anos,
especulou-se a possibilidade do Google inaugurar lojas físicas nos Estados
Unidos, nos mesmos moldes da Apple.
Ao invés disso, a
empresa passou a colocar alguns de seus funcionários em grandes cadeias de
varejistas, como Wal-Mart e Office Depot, onde eles demonstram os produtos do
Google.
O Google ainda
afirma que planeja inaugurar em Londres outras duas lojas nos mesmos moldes,
ainda em 2015. Não há informações sobre outros territórios receberem as Google
Shops.
Fonte: Infoabril