Apple
lança nova linha de computadores MacBooks; portáteis vão ter opções douradas e
prateadas
No
evento rodeado pelo sigilo que caracteriza as apresentações da Apple, realizado
na tarde desta segunda-feira (9), em San Francisco (EUA), a gigante tecnológica
lançou uma nova linha de MacBook muito mais leve e potente.
O
portátil, que vai ser vendido nas cores prata, cinza espacial e dourado, chega
às lojas nos Estados Unidos a partir de 10 abril por US$ 1.299 (cerca de R$
4.029). Ainda não há previsão para lançamento no Brasil, mas o produto já está disponível em pré-venda no país por no
mínimo R$ 8,5 mil (versão mais básica) e no máximo R$ 10,5 mil (modelo completo).
Ao
apresentar o lançamento, o diretor-executivo da empresa, Tim Cook, o definiu
como "ambicioso" e "corajoso". Com 13,1 milímetros de
espessura, a tela do aparelho é 24% mais fina do que a do modelo anterior. O
teclado também foi modificado e está 40% mais fino, que passou a contar com um
mecanismo que permite mais precisão na digitação. As mudanças refletiram
automaticamente no peso, que é de aproximadamente 900 gramas.
A
tela de 12 polegadas é de retina e tem resolução de 2.304 x 1.400 pixels. É o
primeiro modelo de notebook da marca sem nenhum tipo de ventoinha. Mas, o
principal destaque do produto, segundo o diretor de marketing da Apple, Phill
Schiller, está na economia de bateria.
O
portátil vem com o processador Intel Core M, de quinta geração, que consome 5
watts. Além disso, como apontou Schiller, o display consome 30% menos energia.
"Permite em média nove horas de navegação na web e 10 horas de reprodução
de filmes", disse ele.
O
novo MacBook também possui conector USB-C --que suporta conexões USB,
DisplayPort, de energia, HDMI e VGA--, além de WiFi 802.11ac e Bluetooth 4.0.
Tem 8 GB de memória RAM e um disco SSD de 256 GB. Já o touchpad conta com
sensor de força, que executa as funções a depender da intensidade do comando.